Emoção e saudosismo marcaram nesta terça-feira (07.08) a abertura da exposição da Semana da Televisão, com o tema “A Televisão em Cuiabá: do pioneirismo ao profissionalismo”, que acontece no Arquivo Público de Mato Grosso até o dia 10 (sexta-feira).
Sete precursores da televisão em Cuiabá foram homenageados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sad) e do Arquivo Público de Mato Grosso, com uma placa comemorativa, pelos relevantes serviços prestados na Implantação da Televisão em Mato Grosso. São eles: Antonieta Ries Coelho, Eugenio de Carvalho, Elita Lopes Gardez, Laís Paes de Barros, Paulo Zaviasky, Oraldo Costa Marques e Benedito Costa Marques.
O objetivo da exposição é mostrar a história da televisão em Mato Grosso, desde os primórdios, as pessoas que trabalharam na sua implantação e como tudo começou. Em Cuiabá, a primeira transmissão ocorreu no dia 13 de fevereiro de 1969. Porém a campanha para que se instalasse uma retransmissora aqui em Cuiabá teve início em 1964, e foi liderada pela jornalista Antonieta Ries Coelho. O Grupo Zahran entrou como financiador e a condição para a instalação da retransmissora era que se vendesse, pelo menos, 1.500 televisores.
Durante a abertura, Antonieta contou como conseguiu trazer a televisão para Cuiabá e como, sem querer, se transformou em diretora de televisão. “Eu nem sabia como era, mas pensei, quem inventou a televisão também não sabia como ia ser a programação, quem fez a primeira programação também não sabia como ia fazer e fez, então eu também sou capaz de fazer”. Antonieta agradeceu pelo reconhecimento por parte do Governo do Estado e sentiu-se emocionada ao ver reunidos colegas de profissão, que como ela, deram início a jornada da televisão em Cuiabá.
O primeiro apresentador de telejornal em Cuiabá, Paulo Zaviaski, também agradeceu a homenagem. “É sempre bom ser homenageado, principalmente quando ainda estamos vivos para vê-las. Como cuiabano, eu fico extremamente feliz em ver que o Governo do Estado se preocupa com o resgate da história não só da televisão, mas de Mato Grosso. Cuiabá sempre foi muito tímida em homenagear seus heróis, seus valores, sua história. E ver o Governo fazendo isso é gratificante”.
Para o secretário de Administração, Geraldo de Vitto, o resgate da história sempre é importante, sempre é necessário, e a televisão faz parte do cotidiano de toda a população mundial. “Esses senhores, os pioneiros, são heróis e merecem todo o nosso reconhecimento. Devem ser vistos e levados como modelos. Por isso, é dever do Estado reconhecer aqueles que deram de si para fazer do Estado aquilo que é hoje. Este é um reconhecimento público daquilo que eles fizeram por nós”.
O secretário de Cultura de Mato Grosso, João Carlos Ferreira, que também esteve presente na cerimônia, parabenizou os pioneiros da televisão em Cuiabá e ao Arquivo Público e a Sad por realizarem o evento, resgatando a memória cultural de uma sociedade. “Isso mostra a importância de se fazer homenagens em vida. É muito bom saber que esses reconhecimentos ainda acontecem”.
O superintendente de Arquivo Público, Jose Roberto Stopa, explicou o porque de se criar a Semana da Televisão e a importância do evento. “Foi um tema escolhido por que nunca se viu alguém preocupado em lembrar dos pioneiros da televisão em Cuiabá e eles passaram por dificuldades muito maiores que hoje. Fazer história é valorizar a história com que a fez”.
Durante o evento de abertura da exposição também foi exibido um documentário produzido por alunos da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Cuiabá, intitulado “A Implantação da TV em Mato Grosso”.