O Corpo de Bombeiros iniciou, ontem, em Santo Antônio de Leverger (35 quilômetros de Cuiabá) a capacitação de 80 pilotos agrícolas de diversas regiões do Estado sobre o uso de aeronaves na aplicação de retardantes na vegetação para ajudar combater queimadas. O material é aplicado para bloquear o avanço das chamas e evitar os grandes incêndios florestais, principalmente na região do Pantanal.
No primeiro módulo do curso os pilotos participaram de palestras com empresas de produtos retardantes, traçando um panorama geral sobre as técnicas de demarcação das áreas, aplicação do produto e forma como essa técnica deve contribuir no combate às queimadas. “Os pilotos agrícolas têm uma grande experiência nesses voos, por isso, vamos capacitá-los para fazer o combate direto aos incêndios florestais em Mato Groso. Queremos deixar todos preparados para colaborar nesta atividade de combate utilizando as aeronaves agrícolas no período de estiagem”, declarou o comande-geral dos bombeiros, coronel Alessandro Borges.
No segundo módulo, os pilotos foram até o campo, dentro de uma propriedade particular, para observar a parte prática do curso e acompanhar os testes com aplicação de retardantes. Para essa demonstração, os militares reservaram uma área de um hectare para atear do fogo na vegetação. A aplicação dos produtos foi realizado em faixas, que bloquearam o avanço das chamas nas demais áreas.
O curso é ministrado no aeroporto de Santo Antônio, onde fica instalado o 2° Pelotão Independente dos bombeiros. O batalhão conta com a parceria de entidades do setor rural: Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, Sistema Famato e as empresas provadas dos produtos de retardantes.
A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, avalia que a capacitação dos pilotos vai “ampliar a capacidade de resposta do Estado de Mato Grosso para atuar no início dos incêndios florestais”.
Ainda de acordo Lazzaretti, essas ações demonstram o compromisso assumido pelo Governo ao ampliar as medidas preventivas, ser mais eficiente nas ações de combate e somar esforços com o setor privado para evitar o mesmo cenário de 2020.
A execução de mais uma etapa da capacitação, faz parte do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais e tem o objetivo de posicionar equipes de bombeiros militares para promover ações preventivas e minimizar os impactos provocados pelos incêndios no Pantanal.