A Polícia Federal em Rondonópolis, no Sul de Mato Grosso, fez a apreensão de mais uma grande quantidade de agrotóxicos falsificados, nesta terça-feira à noite. O produto estava escondido em uma casa nas proximidades da Avenida Presidente Médici em Rondonópolis. Quando a PF chegou, não havia ninguém na casa e ninguém foi preso. Os federais não deram maiores detalhes a respeito da operação.
Na semana passada, três pessoas, entre elas um fazendeiro, foram presos pela PF também em Rondonópolis, acusados de contrabandear e comercializar agrotóxicos falsificados em propriedades no Sul de Mato Grosso. Em um sítio em Rondonópolis foram apreendidos cerca de 4 mil litros do produto falsificado e provavelmente contrabandeados.
Ainda não se sabe se há conexão entre os dois casos. Naquela ação, a PF informou que não foi possível avaliar quanto foi gasto na produção ou o valor das falsificações no momento.
O uso indiscriminado de agrotóxicos contrabandeados e falsificados tem causado problemas sérios já no curto prazo, não só para a Polícia, mas para a Saúde Pública em Mato Grosso. Pela experiência demonstrada pela análise de produtos falsificados apreendidos, muitas vezes são usado princípios ativos extremamente nocivos à saúde humana e à fauna local, que entretanto tem um custo muito inferior aos dos produtos mais modernos.