Uma pesquisa encomendada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nas sete maiores cidades do Estado, apontou vias públicas, sinalização e imprudência como os maiores "vilões" do trânsito. O Instituto Voice de Cuiabá, que realizou o trabalho, ouviu 1,2 mil pessoas.
A amostra foi distribuída de forma proporcional com a população de cada município, concentrando-se em Cuiabá com 53,3% dos entrevistados. O número de abordados representa um universo de 855 mil pessoas, com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitação e propriedade de veículo.
Sobre as vias públicas, 48,3% consideraram ruins ou péssimas. A sinalização teve avaliação negativa de 43,2% e a imprudência, ficou com 39%. Na percepção dos entrevistados, somados, os três itens são os grandes responsáveis pelos problemas do trânsito e precisam de melhorias. Para 49,8% dos entrevistados o trânsito nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças e Cáceres é ruim ou péssimo. Em contrapartida, 84% aprovam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já sobre a atuação do Detran, a aprovação também é grande: 81%.
Em relação ao gênero, 61,5% são homens. A faixa de idade predominante é de 25 a 59 anos e 45,8% dos entrevistados possuem o ensino médio; 25,4% são graduandos ou graduados. A renda familiar de 30,7% é de dois a quatro salários mínimos e 61,3% dos entrevistados possuem renda familiar acima de quatro salários mínimos. A margem de erro da pesquisa é de 2,8%. Os dados foram coletados no período de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2009.