A Pesquisa CNT de Rodovias 2015 foi divulgada, esta manhã, e analisou 4.640 km de 17 vias federais e estaduais pavimentadas em Mato Grosso. Foi constatado que 1.845 km possuem adequadas condições de segurança e desempenho, sendo classificados como ótimas (445 km) ou boas (1.400 km) no Estado Geral, representando juntos 39,7% do total. Já os demais 4.295 km (60,3%) apresentaram algum tipo de deficiência e foram considerados regular (1.700 km), ruim (810 km) ou péssimo (285 km).
Em relação à análise do pavimento, especificamente, foram considerados defeitos ou irregularidades que afetam diretamente o conforto e a segurança, bem como diminuem a durabilidade dos componentes veiculares e potencializam o aumento do risco de acidentes. Nesse contexto, 1.201 km foram classificados na categoria ótimo, 808 km bom, 1.933 km regular, 609 km ruim e 89 km péssimo.
No tocante à sinalização, foi considerado que atenda à sua real finalidade, seguindo princípios norteadores de: padronização, precisão, visibilidade, legibilidade, manutenção e conservação. E, para atender a esses princípios, foram avaliadas as ações necessárias de implantação apropriada e a manutenção constante. Assim, 1.081 km foram classificados na categoria ótimo, 1.429 km bom, 1.106 km regular, 539 km ruim e 485 km péssimo.
Já na análise da geometria da via, foram consideradas características como tipo e perfil da rodovia, presença de faixas adicionais, curvas perigosas e acostamento, por exemplo. Apenas 35 km foram “colocados” na categoria ótimo, outros 1.267 km bom, 906 km regular, 1.215 km ruim e 1.217 km péssimo.
A entidade destacou que o principal objetivo da é contribuir com o transportador rodoviário do Brasil, apontando as deficiências e as necessidades de melhoria da infraestrutura das rodovias por meio de avaliação dessas características – pavimento, sinalização e geometria da via.