quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que pode ter 2º turno em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Pesquisa Gazeta Dados, fechada neste sábado às 16 horas, apontou crescimento dos candidatos ao governo Silval Barbosa (PMDB) e Mauro Mendes (PSB) nas intenções de voto estimulado. Números obtidos pelo instituto mostram uma tendência do pleito ser decidido em segundo turno. Entretanto, a partir da margem de erro com a oscilação dos percentuais em 3% para mais ou para menos, não se pode descartar também a possibilidade da eleição ser definida na votação de hoje.

Nesta quinta rodada estadual do Gazeta Dados, o peemedebista mantém o primeiro lugar na corrida pelo comando do Palácio Paiaguás com 45% da preferência dos eleitores, enquanto o socialista aparece em segunda colocação com 32%. Em relação ao levantamento anterior, dos dias 25 e 26 de setembro, Silval ganhou 2 pontos percentuais e, Mauro, 5 pontos. O terceiro colocado Wilson Santos (PSDB) saiu de 15% e hoje tem 16%. Marcos Magno (PSOL) soma 1%.

De acordo com o Gazeta Dados, Silval terminaria a eleição com 48% dos votos válidos. Mauro teria 34%, Wilson 17% e Magno 1%. Para se chegar aos votos válidos, aqueles usados para declarar um candidato vitorioso, a Justiça Eleitoral retira brancos e nulos. No caso de pesquisa, são eliminados brancos, nulos e o índice de indecisos é dividido proporcionalmente para cada candidato.

Na margem de erro, a partir dos votos válidos, o atual governador que tenta a reeleição oscila de 45% a 51%; o empresário Mauro Mendes vai de 31% a 37%; o ex-prefeito de Cuiabá, de 14% a 20% e o candidato do PSOL, estreante em política, desce a 0% e alcança 4%.

Entrevistadores do Gazeta Dados saíram a campo em 40 municípios na sexta-feira, mas 70% dos questionários foram aplicados ontem, quando a pesquisa foi fechada ouvindo mil pessoas. A sondagem indica que brancos e nulos chegam a 2% e os indecisos ainda reúnem 4% do eleitorado mato-grossense. Este percentual é considerado significativo para a véspera de um pleito. A pesquisa demonstra uma situação limite, já detectada pelo instituto na amostragem feita há 6 dias, e que não permite afirmações.

Espontâneo – Registrada sob o número 40.182/2010 no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), o Gazeta Dados ainda fez a simulação do voto espontâneo, quando o entrevistado declara voto a um candidato sem ter acesso a lista oficial de nomes. Diferente da estimulada quando ao eleitor é apresentada a relação das candidaturas.

No voto espontâneo, Silval obteve 36% das indicações dos entrevistados contra 26% atribuídos a Mendes. Comparando-se com o levantamento anterior, enquanto o peemedebista cresceu 4 pontos percentuais, o socialista subiu 7 pontos.

Wilson Santos alcançou 12%, 2 pontos a mais. Já Magno não pontuou. Nesta modalidade, 4% declararam voto nulo e branco e, 22%, afirmaram que ainda não escolheram para quem darão o voto neste domingo. Entre os dois levantamentos, o percentual de indecisos reduziu 13 pontos.

Desempenho – Quando fez a primeira pesquisa nos dias 14 a 16 de agosto, o governador Silval Barbosa tinha 31% das intenções de voto. Foi a 48%, baixou a 46%, na terceira rodada. Chegou a 43% e nesta última, totaliza 45%.

Mauro Mendes, que ainda não ocupou nenhum cargo eletivo, saiu de 15%, foi a 21%, passando a 26%. Na quarta rodada atingiu 27% e agora obteve 32%, numa tendência ascendente. Foram 17 pontos percentuais de crescimento.

Wilson Santos, que renunciou ao cargo de prefeito de Cuiabá para concorrer ao governo, começou a disputa com 23%, baixou a 15%. Manteve os mesmos 15% em mais duas pesquisas e hoje tem 16%.

Marcos Magno nunca passou de 1%. Brancos e nulos foram de 7% a 2%. Já os indecisos, somavam 23%, caíram a 10%, 9%, subiu a 12% e agora reúnem 4%.

Perfil – O eleitorado de Mato Grosso é formado por 52% de homens e, 48%, por mulheres Trinta por cento estão com mais de 45 anos e 27% na faixa etária de 25 a 34 anos. Enquanto 34% possuem o ensino médio completo, 56% concluíram o ensino fundamental. A maioria dos eleitores recebe mensalmente até 5 salários mínimos. Já 20% ganham de 5 a 10 SMs e só 5% têm vencimentos acima de 10 salários.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A 9ª campanha de doação de sangue será neste...

Arara é resgatada com ferimentos em Alta Floresta após temporal

Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite,...
PUBLICIDADE