Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae) revelou que 73% dos consumidores do estado comem fora de casa pelo menos uma vez por semana, e, a maioria deles (51%) optam por irem a restaurantes como uma oportunidade de sair com familiares ou socializar com amigos. Entre os alimentos mais consumidos fora do lar destacam-se pizzas, grelhados e massas, com crescente interesse por pratos inspirados em culinárias internacionais, preferidos por 41% dos entrevistados.
A pesquisa, conduzida em setembro do ano passado, entrevistou 734 moradores de Mato Grosso com 18 anos ou mais. O estudo utilizou metodologia quantitativa, apresentando uma margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%.
O perfil dos entrevistados mostra uma idade média de 36 anos e renda mensal média de R$ 4.236. Quanto à ocupação, 91% estão empregados, sendo 74% no modelo presencial, 24% em regime híbrido e apenas 2% trabalhando exclusivamente de forma remota.
As principais motivações para comer fora incluem passear com a família, mencionado por 75% dos entrevistados, seguido pela oportunidade de encontrar amigos e familiares, apontada por 66%. Almoço por conveniência também é um fator importante para 51% dos consumidores, que consideram prático comer fora neste horário, enquanto 36% destacam o interesse em explorar novos sabores e vivenciar experiências gastronômicas.
A pesquisa indica ainda que 91% dos entrevistados afirmam consumir refeições caseiras regularmente, sendo que massas e grelhados são os mais preparados na rotina, com 62% e 61% respectivamente. Sobre a preferência por comida caseira, Inajara explica que é um reflexo ainda da pandemia, quando muitas pessoas se acostumaram a preparar suas próprias refeições.
Ainda de acordo com a pesquisa, os clientes valorizam ambientes agradáveis, bom custo-benefício e um toque humano no atendimento, mesmo em cenários mais tecnológicos. A demanda por opções saudáveis, veganas e sustentáveis está em crescimento, indicando tendências que podem impulsionar a inovação no setor.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.