Guarantã do Norte e Colíder estão entre os municípios do Nortão com os menores índices de escolas públicas com acesso à internet. É o que revela uma pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Das 26 escolas de Guarantã, apenas 14, ou seja, 54%, estão ligadas à rede mundial de computadores. Em Colíder, entre 26 escolas, 17 (ou seja, 65%) tem internet. O relatório aponta que Alta Floresta e Peixoto de Azevedo tem 94% das escolas ligadas à internet. Matupá e Terra Nova do Norte tem 100%.
Só Notícias apurou que na rede pública de ensino de Sinop, 93% das escolas dispõe e utilizam internet nas salas de aulas. São 51 escolas, entre municipais e estaduais, que estão interligas na rede mundial de computadores.
Em Sorriso, 90% das escolas públicas são dotadas de internet. Já Nova Mutum e Lucas do Rio Verde estão 100% informatizadas e ligadas à internet em todas as escolas, inclusive as públicas. O estudo revelou também que a velocidade de conexão com a internet é menor nas instituições públicas do que nas particulares. Os dados revelam que 43% das escolas particulares dispõem de internet com velocidade entre 5 e 10 mega. Por outro lado, entre as instituições públicas, 52% contam com conexão a Internet de até 2 mega.
Entre os recursos educacionais mais usados pelos professores estão imagens, figuras, ilustrações ou fotos (84%), textos (83%), questões de prova (73%), vídeos (74%), jogos (42%), apresentações prontas (41%), e programas e softwares educacionais (39%). A coleta de dados desta quarta edição da pesquisa ocorreu entre setembro e dezembro do ano passado.