Após processo licitatório, a Secretária Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) contratou uma empresa para realizar o planejamento de atuação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. Com R$ 143 mil investidos na contratação, a empresa terá um prazo de 90 dias para finalizar o levantamento.
Segundo a Secopa, a apuração deve detalhar os custos para a operação do modal e modos de integração entre o transporte coletivo já utilizado e o VLT. De acordo com o assessor de mobilidade urbana da Secopa, Rafael Detoni, a pesquisa também deve orientar a Agência de Desenvolvimento Metropolitano quanto ao custo da tarifa à ser implantada. "Esse levantamento será encaminhado para Agência de Desenvolvimento Metropolitano, que será responsável por definir o valor tarifa e o modelo de concessão do metrô de superfície", afirmou.
O modal terá o percurso dividido em dois eixos que farão a rota CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro através dos canteiros centrais das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Feb, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte, Coronel Escolástico e Fernando Côrrea da Costa. Com 3 terminais de Integração e 33 estações, o VLT fará um trajeto de 22,2 km.