A 9ª edição da ação “Casa Limpa” prevista para sábado (pela manhã) terá participação de 120 pescadores e equipes voluntárias, realizando a coleta de resíduos sólidos em trecho com aproximadamente 70 quilômetros, entre os rios Teles Pires e Verde. O ponto de encontro previsto é próximo à ponte da MT-220 (rodovia dos Pioneiros).
Um dos organizadores do projeto, Márcio Rodrigo Baggio, descreveu ao Só Notícias, que a recolha dos lixo será também às margens dos rios “com apoio de 30 embarcações como caiques e barcos motorizados, além de equipe de mergulhadores para pesca sub (coleta de materiais em áreas submersas). Ainda faremos a instalação de pacas orientativas, cerca de 70 delas”.
Para o descarte adequado dos materiais, como garrafas pet, sacolas plásticas, materiais cerâmicos, geladeiras, fogões e outros, o grupo contará com caminhão fornecido por patrocinadores, com capacidade para até 10 toneladas. O carregamento deverá ser encaminhado ao aterro sanitário de Sinop.
O projeto também deve disponibilizar, ao fim do evento, uma série de premiações em formato de sorteio para os participantes, como caiaques e equipamentos de pesca. Somente no ano passado, em agosto, foram recolhidos cerca 2,8 toneladas de resíduos irregulares e Márcio destacou que para esta etapa, visam recolher quantidade similar.
Ao todo, as oito edições do “Casa Limpa” já retiraram mais de 23 toneladas de lixo dos rios.