O chefe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Igor Petrenko, confirmou, ao Só Noticias, que os seis peritos que atuarão em Sorriso devem começar a trabalhar no dia 7 do próximo mês. Os novos servidores foram empossados, na terça-feira (27), e estão passando um treinamento em Sinop. "Eles vão acompanhar como é o trabalho em campo. Com dez dias treinamento seguem para Sorriso, onde nos primeiros dias serão supervisionados por mim ou por outro perito experiente, até estarem completamente treinados", afirmou Petrenko. Além de Sorriso, eles devem atuar em Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte.
O prédio da Politec de Sorriso está pronto. "Aguardamos uma viatura e a parte de computadores, ar-condicionado e móveis de escritório. O governo do Estado já licitou tudo isso e agora a empresa está no prazo de entrega. Caso até o dia 7 não consigamos trazer os mobiliários de Cuiabá, estudamos montar uma sala improvisada. Temos uma facilidade, pois o Instituto de Medicina Legal (IML) já funciona em Sorriso".
Atualmente, em casos de assassinatos, acidentes de trânsitos ou outro tipo de serviço que necessita de um perito, um profissional de Sinop tem que se deslocar aos municípios da região. Em alguns casos, isso demanda cerca de três horas, a partir do acionamento até chegarem no local do fato.