Trinta e um peritos oficiais criminais, médico legistas e odonto legistas, de Cuiabá e do interior de Mato Grosso, participam, esta, do curso básico de armamento e tiro, ofertado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). Este ano, está prevista a capacitação de 90 servidores, distribuída em três turmas. Até 2024, a Politec projeta habilitar 250 peritos oficiais para o porte de armas de fogo.
O curso tem como finalidade capacitar e habilitar os servidores para o porte e uso de armas de fogo, em específico o modelo de pistola Taurus PT 840.40, um dos modelos fornecidos pelo Estado na forma de cautela.
A capacitação considera o decreto de julho deste ano, que autoriza o porte de arma em razão do desempenho de funções institucionais aos peritos oficiais de natureza criminal.
O conteúdo programático conta com normas de segurança sobre o manuseio de armas de fogo, condutas no estande de tiro, fundamentos básicos de tiro, posições de saque, disparos de ambientação, dentre outros componentes curriculares.