Pecuaristas de Mato Grosso devem vacinar até o final de junho, bezerras de 3 a 8 meses contra a brucelose, doença que ataca o sistema reprodutor do animal, provocando aborto, esterilidade e infertilidade, na primeira etapa da campanha estadual. O Instituto de Defesa Agropecuária alerta que a comunicação também deve ser feita ao órgão. O não cumprimento dos trâmites implica em sanções ao criador, como o bloqueio da ficha de comercialização dos animais bem como autos de infração.
Para a regional Sinop a estimativa é atingir 28 mil animais com na faixa etária indicada, estando o maior rebanho em Sinop, ou seja, 7,259 mil fêmeas. Em Cláudia o total de bezerras é de 6.372. Em Santa Carmem, outras 5.975. Em União do Sul, conforme o instituto, devem ser imunizados 4.218 animais. Em Vera 2.340 e, em Feliz Natal, 1.877.
Conforme o Indea, vistorias devem ser realizadas naquelas propriedades que não comunicaram a vacinação referente a segunda etapa, ano passado. Nos assentamentos, vacinadores comunitários treinados auxiliarão os trabalhos.
Ano passado, o Indea havia estimado cobertura de 26 mil fêmeas entre as seis cidades da regional. Os resultados atingidos ainda devem ser divulgados.