A secretaria de Obras e Infra-Estrutura retomou os trabalhos de recuperação das estradas vicinais do município. A meta é aproveitar a estiagem e com os maquinários da patrulha percorrer os mais de dois mil quilômetros da malha viária. De acordo com o secretário Valdemir Lino, a estimativa é que o trabalho dure cerca de três meses. No período de maior intensidade das chuvas o poder público realizou operações emergenciais para reduzir o número de atoleiros. “Tivemos alguns pontos críticos. Foram recuperadas mais de 30 passagens de água (bueiros, pontes, pinguelas). Algumas tiveram que ser substituídas”, declarou, ao Só Notícias.
A maior parcela dos problemas provocados pelo excesso d’água foi verificada no setor Sul, a exemplo das estradas segunda, quarta, quinta, sexta, sétima, estrada noventa graus. “Durante janeiro a março trabalhamos na manutenção de mais ou menos 70% da pista do cabeça, aproximadamente 150 quilômetros que contemplam as comunidades Orolândia, Jacominho, Pista Nova, Velha, entre outras”, acrescentou.
O secretário pondera que a execução dos serviços pela patrulha será realizada apenas nas vias municipais. Nos pontos sob responsabilidade do Estado o governo enviará a patrulha estadual. A estimativa é que no próximo dia 25 os maquinários cheguem a Alta Floresta.
O primeiro ponto a ser recuperado deve ser a MT-325, no trecho entre a MT-206 até a região da pista do cabeça. Posteriormente, a BR-010, que também compreende a 325 até o Colorado.