Os maquinários da patrulha mecanizada do Consórcio Regional de Desenvolvimento Econômico, Social, e Ambiental do Alto Teles Pires, devem chegar na próxima quinta-feira (31) em Nova Mutum para recuperação de estradas vicinais e parte da MT-235. A patrulha é composta por cinco caminhões basculantes trucados, duas patrol 170, uma retroescavadeira grande e uma plataforma para transporte de máquinas pesadas, além de um caminhão que transporta óleo e um carro.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos de Nova Mutum, Onésio Botelho, disse ao Só Notícias, que, inicialmente, serão feitos “18 mil metros cúbicos de aterrro, na cabeçeira da ponte do rio Marapi e aterros em dois bueiros”. A ponte é na MT-235, entre Nova Mutum e o rio Arinos. “Depois serão recuperados, inicialmente 39 km de estradas e, se houver tempo, nos 20 dias que as máquinas ficarem aqui recuperaremos mais estradas”, disse.
Onésio informou que o objetivo é manter as estradas em boas condições para o período chuvoso. “A patrulha chega em boa hora, pois recuperamos recentemente as estradas, e, com esse reforço, daremos condições aos agricultores escoarem a safra do ano que vem”, completa.
Sorriso, Vera, Tapurah, e Ipiranga do Norte são os municípios que tiveram estradas vicinais recuperadas com os maquinários do consórcio e das prefeituras, somando mais de 500 km. Pela parceria, o Estado cede o maquinário, combustível, peças de reposição, e 50% da mão-de-obra. O consórcio é responsável pela fiscalização e 50% da equipe.