Os vereadores aprovaram, ontem, em sessão ordinária da câmara, projeto de lei que autoriza a prefeitura pagar, mensalmente, para o Conselho da Comunidade de Lucas do Rio Verde pelo trabalho que presos vão prestar. A entidade ficará com 10% da folha de salários dos reeducandos que trabalharão em determinadas obras. Dos 250 reeducandos que estão em Lucas, cerca de 30 trabalham na fabricação de blocos de concreto, pavers e manilhas.
“Com esse projeto, o repasse foi regulamentado para o trabalho junto aos recuperandos. Todos sabem que o sistema prisional brasileiro não é bom e tem custo muito alto, mas em Lucas já é possível obter resultados positivos”, avaliou o vereador Pedro Góis (PPS).
O conselho receberá taxa administrativa de 10% do valor dos salários dos recuperandos e vai reter 90% do valor arrecadado para bancar gastos internos de manutenção administrativa e os demais 10% serão destinados à Fundação Nova Chance visando a continuidade dos projetos de ressocialização.
“Esse recurso será utilizado para manutenção e oportunidade de outros detentos poderem participar também do trabalho. É realmente uma nova chance para que eles se redimam do erro. Mas temos que nos atentar para a cadeia que está superlotada e tomar conta dos nossos jovens para que eles não entrem pra cadeia e necessitem futuramente da ajuda da Fundação Nova Chance. As famílias precisam cuidar de seus filhos porque, se não, outros cuidarão”, disse o vereador Airton Callai (PSD), através da assessoria.