PUBLICIDADE

Parque nacional em Mato Grosso é incluído em programa de concessão do governo federal

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: reprodução)

Nove Unidades de Conservação em todo o país foram qualificadas pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e incluídas no Programa Nacional de Desestatização (PND) do Governo Federal. Com isso, elas passam, agora, a fazer parte da agenda de concessões do Ministério do Meio Ambiente, que visa a fortalecer a preservação de áreas ambientais em todo o Brasil por meio de investimentos privados.

Entre as unidades contempladas, está o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A UC possui área aproximada de 33 mil hectares, entre os municípios de Chapada dos Guimarães e de Cuiabá. Segundo o Ministério do Ambiente, é uma das duas unidades de conservação federais na região de cerrado de Mato Grosso e a única localizada em área de chapada do Estado.

Além do Parque de Chapada, também foram incluídos no PND a Floresta Nacional de Brasília (DF), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), o Parque Nacional de Ubajara (CE), o Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), o Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), o Parque Nacional do Jaú (AM), e o Parque Nacional de Anavilhanas (AM).

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, com a abertura dessas áreas ambientais para a concessão e administração privada, será possível fazer rapidamente os investimentos necessários e ampliar a visitação de turistas nacionais e estrangeiros.

“O programa de concessões dos parques nacionais são concessões, em geral, feitas por 30 anos. É o principal instrumento para efetivarmos a política de ecoturismo no Brasil. Nós temos grandes atrativos locais maravilhosos que a população poderia aproveitar mais, poderiam ser mais convidativos para irem lá, mas, sem infraestrutura, sem investimento, sem uma gestão que seja convidativa para o turismo, essa continuará sendo, infelizmente, uma expectativa, uma promessa”, explicou o ministro. 

Com a inclusão dessas áreas ambientais no PND, as próximas etapas incluem estudos de avaliação da viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental, levando em consideração as especificidades e os planos de manejo das unidades de conservação. 

Após a conclusão dos estudos, os projetos são submetidos à consulta pública, com a participação de toda a sociedade. Segundo a assessoria do Ministério, como se trata de um projeto de concessão, as UCs continuam sendo da União. Desta forma, o parceiro privado passa a fazer investimentos com várias obrigações a serem cumpridas e fiscalizadas pelo setor público. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a medida permite maiores investimentos, mais infraestrutura, geração de emprego e renda e mais preservação ambiental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entregador é condenado por matar motorista com golpe de capacete em Sinop

A Justiça condenou Bruno Ferreira dos Santos pela morte...

Carro tem princípio de incêndio após pane em rodovia de Colíder

Um Peugeot 208 azul foi parcialmente avariado pelas chamas,...

Motorista morre após cair de caminhão em Sinop

O motorista identificado como Alessandro José dos Santos, de...
PUBLICIDADE