Pelo menos essa é a intenção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que estuda o aumento da área do parque e marcou duas reuniões para consulta pública sobre o assunto. A primeira será em Poconé, em Mato Grosso, no próximo dia 24, às 9h30, no auditório do Centro de Atividades de Poconé (Sesc Pantanal) e, a segunda, em Corumbá (MS), dia 26, às 9h30, em um colégio. No aviso de consulta pública divulgado hoje, no Diário Oficial da União, não é informado sobre área e motivos da possível ampliação.
O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um ecossistema com 250 mil km2 de extensão, com 136 mil hectares, situado no Sul de Mato Grosso e no Noroeste de Mato Grosso do Sul, além de também englobar o Norte do Paraguai e Leste da Bolívia. É considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. O Parque foi criado em 1981.
As principais atividades econômicas do Pantanal estão ligadas à criação de gado bovino, que é facilitada pelos pastos naturais e pela água levemente salgada da região, ideal para os animais. Também é desenvolvida a pesca nos rios pantaneiros. Uma atividade relativamente nova é o ecoturismo, já existem diversas pousadas pantaneiras praticando esta modalidade de turismo sustentável.