PUBLICIDADE

Parceria pode fomentar competitivade da agricultura familiar no Nortão

PUBLICIDADE

Uma ação inédita desenvolvida na regional Sinop da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, em parceria com prefeituras de 22 cidades deve beneficiar mais de três mil famílias, estimulando-as a aumentar a produção de produtos da agricultura familiar, a participação delas no mercado, ampliando a competitividade. Uma consultoria contratada dará suporte para o planejamento.

O objetivo é que tanto poder público municipal quanto empresa de pesquisa trabalhem de forma integrada no desenvolvimento de projetos para estimular as cadeias produtivas e não mais de forma separada. Desta forma, explica o coordenador Carlos Montemezzo, as ações teriam maior alcance.

O economista Vilmo Dal’Bosco destacou, ao Só Notícias, que na primeira etapa serão diagnosticados os diferentes trabalhos desenvolvidos nas cidades da regional. “O grande objetivo é desenvolver a agricultura familiar por meio da aproximação. O que acontece é que o município desenvolve ações específicas para uma cadeia e a Empaer outra. A intenção é fazer um único programa”, declarou o representante.

Serão pelo menos doze meses, em caráter inicial, para a consultoria ser executada. “Algumas [demandas] temos certas como instrumentalizar o produtor na visão de um empresário, porque ele precisa se preparar, por no mercado produtos competitivos”, reiterou o economista.

Além de Empaer e prefeituras, que poderão estabelecer diretrizes mútuas, Dal’Bosco acrescenta também que o principal beneficiado será o produtor, atualmente já fornecedor de matéria-prima para as indústrias no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE