Um dos principais trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) é a reinserção social de cidadãos privados de liberdade. Na Cadeia Pública Feminina de Nortelândia foi firmada uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) para promoção de curso de qualificação profissionalizante em maquiagem.
Realizado pela Fundação Nova Chance (Funac), órgão ligado à Sejudh, o curso ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) beneficiou 23 recuperandas e seis agentes penitenciárias. As aulas, que tiveram 160 horas de duração, foram ministradas pelo professor Luiz Alberto, da Secitec de Diamantino.
“Durante a realização do curso as recuperandas demonstraram grande interesse em obter a qualificação profissional, e quando estiverem em liberdade, estarão capacitadas para exercer uma profissão que gera renda extra a sua família”, conta a diretora da cadeia de Nortelândia, Adriana Quinteiro.
Segundo a gestora da unidade, as recuperandas ainda tiveram incentivo à melhoria da autoestima, pois aprenderam também técnicas de automaquiagem. “A satisfação das recuperandas foi visível, pois durante todo o processo de aprendizagem, puderam visualizar a própria beleza feminina, e assim tiveram então um importante estímulo à própria valorização pessoal”.
Cada umas das recuperandas receberá certificado e estarão qualificadas para ingressar no mercado de trabalho como profissionais na área de Maquiagem.
A Fundação Nova Chance tem como objetivo a reinserção social de pessoas que estão em privação de liberdade, além de auxiliá-los na recuperação psicossomática e na assistência familiar. “Voltamos nossas ações para a melhoria das condições de vida dos assistidos através da elevação social, moral, física e familiar, assim preparando e mostrando aos assistidos formas de contribuições para o desenvolvimento da sociedade”, explica a presidente da Fundação, Cintia Nara Selhorst.