O papa Bento XVI nomeou, hoje, dom Vital Chitolina para assumir a diocese de Diamantino. Dom Vital atualmente é o vice-presidente do Regional Oeste 2 (Mato Grosso), foi ordenado bispo de Paranatinga, em 1998. A nomeação dele está publicada no site oficial do Vaticano.
Conforme Só Notícias já informou, a diocese de Diamantino estava sem bispo desde maio de 2010, quando dom Canísio Klaus foi transferido para a diocese de Santa Cruz do Sul (RS). Desde então, passou a ser administrada pelo padre Reinaldo Braga Júnior. Dom Vital Chitolina comandar a Igreja Católica em 18 municípios do Médio Norte, com uma população de quase 300 mil habitantes, extensão territorial de 120.084 km² onde há 13 paróquias.
A CNBB também publicou uma nota saudando o novo bispo de Diamantino. “Ao irmão Dom Vital Chitolina, novo bispo de Diamantino, nosso abraço de alegria e nossa congratulação pelo novo desafio que a Igreja lhe apresenta. Deixando a diocese de Paranatinga (MT), aonde serviu desde 1998, ele abraça a tarefa apostólica de ensinar, santificar e governar a diocese de Diamantino junto a um povo que aguarda a chegado do novo bispo com muita alegria”, escreveu Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB.
Em Nova Mutum, a notícia da nomeação do bispo foi dada com o badalar dos sinos da paróquia Sagrada Família. Dom Vital Chitolina nasceu em 1954, em Tuparendi (RS). O seu lema episcopal é “preparai o caminho do Senhor”. Ainda não foi informada a data em que ele será empossado.