PUBLICIDADE

Papa Francisco celebra 1ª missa, reza por Bento 16 e fala em "reconstruir Igreja"

PUBLICIDADE

O papa Francisco celebrou, esta tarde, sua primeira missa como pontífice na Capela Sistina com os cardeais eleitores. Vestido com os paramentos dourados e a mitra, o Papa entrou na Capela do Vaticano acompanhado dos demais 114 cardeais que na quarta-feira o converteram no primeiro pontífice latino-americano da história.

"Após estes dias de graça, eu espero que tenhamos a coragem para caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor e reconstruir esta Igreja", afirmou Francisco. Ele também pediu que os presentes orassem por Bento XVI, "servo da igreja na vida reclusa dedicada à prece e meditação". Bento XVI anunciou sua renúncia ao trono de São Pedro no dia 11 de fevereiro e deixou o posto oficialmente no dia 28 do mesmo mês.

Na celebração desta tarde, que ocorre menos de 24 horas depois de sua escolha, o novo Papa falou sobre aquilo que considera serem três pilares da vida de fé cristã: caminhar, edificar e confessar.

"Não é fácil. Caminhando, edificando e confessando, às vezes há tremores… movimentos que nos empurram para trás", falou Jorge Mario Bergoglio, conhecido como cardeal e sacerdote pela simplicidade e pela dedicação ao trabalho pastoral. "Quando caminhamos sem a cruz, edificamos sem a cruz, confessamos ao Senhor sem a cruz, não estamos mais com Cristo. Tudo se torna mundano."

"Nossa vida é uma jornada. Quando paramos, algo está errado. (Devemos) Seguir caminhando na presença do Senhor, da luz do Senhor", pregou Francisco nesta missa de caráter privado na Capela. Neste domingo, ele reza da sacada de sua nova moradia no Vaticano o Ângelus, a tradicional bênção dominical. Na próxima terça, 19, Franciso deve celebrar sua primeira missa pública no Vaticano. A presidente Dilma Rousseff estará presente ao ato.

Leia ainda
Jesuítas em MT se emocionam com escolha do Papa Francisco

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE