Com 120 mil atendimentos realizados aos usuários da BR-163, BR-364 e rodovia dos Imigrantes (BR-070) no ano passado, a Rota do Oeste registrou um aumento de 11% nos serviços prestados nos 850 quilômetros sob concessão, em relação ao ano anterior. Em 2015, foram 107 mil ocorrências, que inclui desde a retirada de um objeto da rodovia até o resgate de vítimas em acidentes. Do total de registros, 35% foram relacionados à problemas diversos em veículos.
O gerente de Operações, Fernando Milléo, explica que o aumento no número de ocorrências atendidas pelas bases da concessionária é reflexo do trabalho realizado pelas equipes, além da confiança e conhecimento dos usuários sobre a disponibilidade dos serviços, que não têm custo extra a quem solicita. O setor operacional é custeado pelo valor arrecadado com o pedágio.
As panes por falta de combustível, problemas mecânicos, elétricos, superaquecimento do motor e pneus furados somaram 42 mil casos, 10% a mais que em 2015, quando foram realizados 38 mil socorros.
Milléo pontua que as panes representam a maioria dos serviços prestados pela concessionária, destacando que as ocorrências envolvendo a parte mecânica dos veículos representaram 27 mil casos. Chama atenção ainda o aumento relacionado ao acionamento da empresa por usuários com veículos sem combustível. Foram 4,5 mil casos, 19% a mais que no ano anterior.
“Prestamos todo socorro necessário, mas continuamos alertando os usuários sobre a importância de verificar as condições dos veículos antes de seguir viagem. É fundamental checar a parte mecânica e elétrica, situação dos pneus e planejar o abastecimento. Falta de combustível é considerada infração de trânsito passível de multa e pontos na carteira do motorista”.
O gerente reforça que a manutenção prévia do veículo impede o atraso na viagem. “O automóvel parado na rodovia pode causar um acidente. Assim, o resgate e o auxílio da concessionária representam segurança real para quem está na rodovia. O atendimento é feito da forma mais rápida possível, diminuindo o tempo de exposição dos usuários”.
A procura por atendimento clínico na rodovia teve um aumento de 20%, saltando de 2,5 mil casos para 3 mil, entre 2015 e 2016. Os casos são relacionados a pessoas que passal mal e precisam ser socorridas por motivos diversos, como descontrole da pressão arterial, problemas cardiovasculares, mal súbito, trabalho de parto, ou mesmo vítimas de crimes. “Também é uma forma de prevenir acidentes e garantir segurança aos que trafegam pelo trecho concessionado. O atendimento médico evita que a pessoa dirija sem condições adequadas de saúde, o que pode evitar acidentes”.
Entre os serviços realizados pela concessionária estão o recolhimento de objetos da pista (27.477), retirada de animais (5.894), apoio operacional (5.894), controle de incêndios (620), orientação sobre transporte de cargas especiais (1.360), entre outros.