Orientar a população dos municípios do Nortão sobre os riscos causados pelas queimadas no período de estiagem para reduzir o número de focos de incêndios é o principal objetivo do 1° Seminário de Prevenção e Combate às Queimadas no Estado de Mato Grosso, que será realizado na próxima sexta-feira, às 08h, na câmara.
Serão detalhadas as medidas do plano de ações para prevenção de queimadas e combate a incêndios florestais.
O analista de meio ambiente da Sema Francisco Tadeu Paroli palestrará sobre a compreensão da problemática do fogo, os efeitos das queimadas na saúde humana e no meio ambiente e monitoramento de queimadas
O biólogo da UFMT Romildo Gonçalves da Silva falará sobre legislação ambiental sobre uso do fogo florestal no Brasil. O coronel Michael Jackson Rodrigues, do Grupo Especial de Trabalho de Combate a Incêndios Florestais falará sobre controle das queimadas.
Às 15h:10 o índio kayaby Paulinho, representando a Funai, falará sobre o uso do fogo nas comunidades indígenas e suas consequências
A organização do evento espera a participação de representantes de todos os municípios integrantes do consórcio: Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Ipiranga do Norte, Vera, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Santa Carmem, Claudia, União do Sul e Santa Rita do Trivelato.