Pelo menos 14 jovens da Igreja Católica de Sinop e os padres Kharl Taller (vigário geral) e Valdir Inacio, além de outros dois, estão em Colônia, Alemanha, da Jornada Mundial da Juventude Católica, com o Papa Bento 16. Eles embarcaram no início da semana. Padre Valdir coordena a matriz Santo Antonio e está representando a Diocese Sagrado Coração de Jesus.
É a primeira vez que Joseph Ratzinger está em seu país como papa.
Ele disse neste sábado que a Igreja Católica “pode ser criticada por seus erros”, em sua homilia aos 700 mil jovens reunidos em Marienfeld, região industrial a 30 quilômetros de Colônia, onde o sumo pontífice participa das Jornadas Mundiais da Juventude.
Várias pessoas estavam acampadas no local onde ocorre a vigília, e onde também haverá uma missa neste domingo. Bento 16 pediu aos jovens que “sigam bons exemplos”, e que não se sintam desencorajados se houve “maus elementos” na igreja. “Nós sabemos disso e o Senhor também nos disse: é uma rede com peixes bons e ruins, um campo com trigo e joio”. “Hoje é tarefa de vocês viver e respirar a universalidade da igreja”, afirmou. “Por meio de vocês, outros jovens em todo o mundo devem reconhecer em Cristo a verdade e a resposta para suas mais profundas aspirações”, disse o papa.
Ao final do seu terceiro dia na Alemanha, o sumo pontífice foi à Marienfeld de papamóvel para acompanhar uma vigília que é realizada pouco antes do encerramento oficial do encontro neste domingo.
Neste sábado, O papa recebeu Pelé em Colônia, e enviou “saudações” ao Brasil.
A audiência com Pelé não estava no programa de hoje, segundo organizadores das Jornadas Mundiais da Juventude.
Na saída do encontro, Pelé declarou: “Estou feliz por ter visto o papa, que me pediu que transmitisse saudações à minha pátria, aos jogadores e aos jovens. O papa gosta muito de mim”.