Para a fé cristã, o batismo é a regeneração pela água e pela palavra, é o nascimento para a vida nova em Cristo. Aos 54 anos, Leocir Tonetta, paciente em cuidados paliativos no Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso, foi batizado, esta manhã, na Pracinha da instituição.
“Seu Leocir é um paciente que está com a gente desde o ano passado. Ele veio encaminhado com uma complicação bem grave e começou cuidados paliativos no hospital. Esse pedido do batismo foi uma demanda dele e da família. A gente está aqui neste momento para promover bem-estar físico, mas emocional, psicológico e espiritual para ele e para família, que é muito importante nos cuidados paliativos. A gente fica muito feliz que deu certo”, comenta Davi Fantinato, interno de Medicina do hospital.
Sob forte emoção do paciente, seus familiares e equipe médica e assistencial, Leocir foi batizado pelo ancião Aparecido Freitas, da Congregação Cristã do Brasil. A assistente social Nair Barbosa, da UFMT, explica que esse momento proporcionado pelas equipes multiprofissionais, que envolve toda a equipe da Clínica Cirúrgica, Serviço Social e Comitê de Humanização, é uma medida de conforto e de humanização, de cuidado, de empatia tanto com o paciente quanto com a família. “A família também se sente acolhida e ouvida. A atividade proporciona uma melhora no prognóstico, porque cria sensação de otimismo e melhora na saúde mental”.
Naiara Tonetta, filha do Sr Leocir, se disse muito agradecida pelo tratamento humanizado que seu pai recebeu. “Ele está aqui sob cuidados paliativos, para controle da dor, já que não tem mais o que fazer em relação ao tratamento. Ele chegou aqui bem grave, mas hoje está bem, na medida do possível, sem dores, sendo bem atendido, amparado, acolhido. O atendimento faz a diferença. A gente se sente acolhido, não sente que é só mais um número, mas sim que é uma vida que tem importância. Sinceramente, eu não esperava que haveria esse tratamento humanizado. É um tratamento acolhedor, de receber, conversar, falar, resolver. Eu achei um trabalho muito legal. Meu pai, de fato, tem sido acolhido, bem recebido, bem amparado”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.