A ouvidora setorial da Secretaria de Estado de Saúde, Debbie Caporossi, e a sub-ouvidora setorial, Ednéia Britto Jardim, estiveram no município, ontem, realizando uma vistoria para acompanhar o funcionamento do sistema de ouvidoria do Ministério da Saúde após implantação no município. Além de um sistema próprio de Ouvidoria Pública, o município possui vinculado o Ouvidor SUS, sistema do Ministério da Saúde.
De acordo com Debbie Caporossi, a Ouvidoria Setorial da Saúde estará acompanhando todos os municípios que implantaram o sistema. “A proposta da nossa visita a Lucas do Rio Verde foi fazer o acompanhamento de todas as ouvidorias implantadas conforme a política do Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde. As ouvidorias que hoje agregam o sistema nacional de ouvidorias do Sistema Ouvidor SUS e Lucas do Rio Verde é um dos municípios do estado que tem esta ouvidoria implantada ligada a gestão, e nós viemos aqui para fazer o acompanhamento do sistema, ver como está o funcionamento, e as experiências obtidas com a ouvidoria”.
Além da Ouvidoria, também foram visitadas as unidades de saúde, Centro de Fisioterapia e Farmácia Municipal. Durante a visita, o secretário municipal de Saúde, Ramiro Azambuja, apresentou o funcionamento da rede municipal de saúde. “Nós fizemos visitas aos nossos prédios e elas puderam ver a referência de saúde que nós estamos oferecendo aqui, a nossa preocupação em melhorar cada vez mais a oferta desses serviços e saber que eles puderam trazer para nós algumas informações importantes sobre essa ferramenta e também levaram com elas na bagagem a experiência que Lucas do Rio Verde está tendo em poder recepcionar os nossos usuários de maneira excelente, sabemos que temos muito para melhorar na saúde e um dos caminhos é melhorar os canais de comunicação com a sociedade”.
A ouvidora setorial da saúde se mostrou satisfeita com o funcionamento da saúde municipal de Lucas do Rio Verde e com a importância que é dada ao que o cidadão tem a dizer sobre a saúde e as modificações que são realizadas para atender as sugestões da população.
“Vimos o funcionamento da saúde aqui, visitamos os PSFs, a fisioterapia e fiquei encantada com o tipo de atendimento que é feito. Achei muito interessante a prefeitura ter um sistema próprio de ouvidoria, e esse sistema se integrar com o sistema Ouvidor SUS. Essa é uma oportunidade que a Ouvidoria tem para saber em tempo real o que está acontecendo com o sistema de saúde através da aplicação de um outro sistema que completa o Ouvidor SUS, eu achei uma experiência bastante positiva”, pontuou Debbie.
Azambuja ressaltou que o município ficou muito satisfeito com a avaliação positiva apresentada pela ouvidora setorial. “Lucas do Rio Verde apresenta uma Ouvidoria Pública de referência no Sistema SUS, isso significa dizer que é uma ferramenta que o usuário pode utilizar e que tem dado resultado para melhorar o nosso serviço. Então a visita das colegas do Governo do Estado somou e muito a nossa satisfação em saber que estamos no caminho certo de ouvir cada vez mais as sugestões, críticas e denúncias, por esse canal para que a gente possa melhorar”.