sábado, 7/setembro/2024
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Ouvidoria da Sefaz registra 1,4 mil demandas em quatro meses

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A Ouvidora da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) registrou 1.498 demandas nos últimos quatro meses, desde que foi reativada. Desse total, 34% correspondem a pedidos de informações, 33% a solicitações de serviços, 23% a reclamações, 8% a denúncias, 1% a sugestões e 1% a elogios. A apresentação do balanço do quadrimestre foi realizada na tarde de ontem (05.11) pelo ouvidor, Kleyton Gomes Santiago, ao secretário de Paulo Brustolin e aos cinco adjuntos da Sefaz.

De acordo com os dados apresentados, o número de reclamações caiu 4% em outubro. Em julho a porcentagem de demandas dessa natureza foi 24,12% e reduziu para 20% no mês passado. Já as solicitações de serviços cresceram 6% nos últimos quatro meses. A quantidade de denúncias também teve queda neste período, passando de 10,30% em julho para 6,25% em outubro. O objetivo da apresentação, que é mensal, é mostrar para os secretários adjuntos onde estão as falhas da Secretaria de Fazenda e buscar soluções, além de melhorar os serviços prestados pela pasta.

O ouvidor da Sefaz avalia que, a partir desses apontamentos, é possível verificar que alguns setores têm registrado melhora, como é o caso do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, de quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). “Tínhamos várias reclamações sobre a análise do ITCD, que estava atrasada. Notamos que desde que a Ouvidoria começou a trabalhar junto ao setor responsável houve melhora significativa no tempo de análise”.

O secretário adjunto de Atendimento ao Cliente, Carlos Barão, reforça que a apresentação dos dados é importante por conseguir mostrar claramente os problemas que precisam ser vistos pelos adjuntos e poder atuar de forma objetiva para resolvê-los. “Já sabemos quais pontos temos de reforçar junto aos contribuintes e isso vai gerar, inclusive, algumas notificações, tanto para o e-mail dos contabilistas quanto para os dos próprios contribuintes como um procedimento operacional sobre esse assunto”.

Durante a apresentação, o secretário Paulo Brustolin comentou ponto a ponto os dados apurados pela Ouvidoria e reforçou o compromisso em oferecer serviços de qualidade para o contribuinte. Além disso, destacou a importância dos encontros mensais para discutir os números que refletem os anseios dos clientes da Sefaz e a necessidade em solucionar, com celeridade, os problemas mais demandados.

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