Um Fokker 100 da TAM que se preparava para pousar no Aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, arremeteu na manhã de hoje, pouco antes das 7h30. A informação foi confirmada pela Infraero, que disse ainda que o avião estava em uma altura superior à recomendada para pouso. Mais tarde, às 7h44, a aeronave pousou no aeroporto. Ela já estava com o trem de pouso aberto, teve os equipamento recolhido e subiu novamente.
O vôo 3400 da TAM tinha saído de Maringá, no Paraná, e pousaria na pista 17 do Aeroporto de Congonhas, às 7h39. Esta pista fica no sentido contrário a que pousaria o Airbus 320 que se acidentou na última terça-feira.
Inicialmente, a Infraero informou que a aeronave havia pousado no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, e depois voltou atrás dizendo que o vôo chegou em Congonhas. A TAM informou que o vôo 3400 pousou em Congonhas. Segundo TAM, foi alternado para Guarulhos um vôo que vinha da Brasília.
Um passageiro do vôo informou que o procedimento de pouso foi feito normalmente e que todos os a bordo perceberam que algo saiu errado, pois o avião que tinha de pousar voltou a subir. Segundo ele, as pessoas se mantiveram calmas e, logo em seguida, o comandante informou que o pouso não foi feito naquele momento pois não havia visibilidade para para a operação ser realizada em segurança.