O ouriço-cacheiro (Coendou spinosus) foi localizado nas dependências de uma instituição escolar, esta manhã, na avenida Ludovico da Riva Neto, no bairro Setor G, em Alta Floresta. Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhum incidente envolvendo o animal foi registrado.
Consta, no boletim de ocorrência, que o roedor conseguiu acessar a área da cantina. Eventualmente, foi avistado pela equipe de funcionários e os militares foram acionados. A captura foi realizada por meio de um cambão, sem maiores complicações.
O animal se encontrava em condições saudáveis e foi transportado até região de mata, fora dos limites da cidade, onde ocorreu a soltura.
Conforme a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), o cacheiro pode chegar a medir 50 cm e pesar até 1 kg. Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como uma espécie de quinto membro, ajudando-o a escalar superfícies. Possui garras fortes e a coloração da pelagem costuma ser variável.
O ouriço incide em todo o país, com exceção dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Diferentemente da visão popular, a organização destacou que, quando ameaçado, o animal eriça seus espinhos e curvar o corpo, de forma a tentar proteger a cabeça e outras partes vitais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.