O ouriço-cacheiro (Coendou spinosus) foi encontrado no quintal de um imóvel, esta manhã, nas proximidades da rua Erica Veríssimo, no bairro Setor J, em Alta Floresta. O caso foi comunicado por moradores e não houve registro de ataques do animal, segundo o Corpo de Bombeiros.
O proprietário local alegou, aos militares, que avistou o roedor enquanto subia em uma planta frutífera de sua propriedade. As equipes conseguiram cercá-lo e realizar a captura com o auxílio de um cambão. Após ser constatado que estava saudável, foi colocado em recipiente de transporte.
A soltura ocorreu em mata próxima à Estrada Vicinal 1º Leste, fora dos limites urbanos. Conforme a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), o cacheiro pode chegar a medir 50 cm e pesar até 1 kg. Ele incide em todo o país, com exceção dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O corpo dessa espécie é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como um quinto membro, ajudando-o a escalar variadas superfícies. Possui garras fortes nos membros e a coloração da pelagem variável.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.