Reorganização nos horários e estruturação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) de Mato Grosso possibilitou triplicar a oferta de vagas para o Exame Supletivo Online, da Secretaria de Estado de Educação. O que antes estava estimado em 6 mil passa agora a cerca de 20 mil para agendamento nos meses de agosto e setembro. As provas são efetuadas nos 25 Cejas distribuídos em 22 municípios. O Provão, como também é conhecido possibilita a certificação no Ensino Fundamental e Médio.
Os interessados podem agendar a data do exame no link disponível no site da Seduc e escolher um dos Cejas no qual deseja fazer a prova. O gerente de Organização de Exame Supletivo da Seduc , Antônio Marcos Passos, frisa que uma das exigências do exame é que o candidato que prestar o exame do Ensino Fundamental deve ter 15 anos completos. No caso do Ensino Médio a idade exigida é de 18 anos. Nos dois casos, os candidatos não necessitam comprovar escolaridade anterior.
O exame, que está na 4ª edição, foi lançado em 31 de maio e segue até o dia 19 de dezembro. A partir deste ano as provas são por área de conhecimento. O candidato que não conseguir aprovação em algumas das áreas poderá reagendar a prova 60 dias depois. As provas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira nos três turnos.
Reforço – A partir de segunda-feira (21) mais um Ceja passa a oferecer o exame online. Quando escolher o local da prova, o candidato passa a contar também com o Ceja Vera Pereira do Nascimento, em Cuiabá, que agora tem laboratório específico para realização do Provão.