A operadora de telefonia e internet Oi está construindo um “anel de redundância” de sua rede na região Norte. De acordo com a assessoria, o investimento é estimado em R$ 20 milhões e tem o objetivo de proteger a rede na região que constantemente é impactada por rompimentos de terceiros.
A fibra ótica percorrerá um trecho de 470 quilômetros entre Alta Floresta e Juína interligando os municípios de Juruena e Castanheira, formando um anel ótico para proteger a rede de telecomunicações, alcançando os municípios de Sorriso, Nova Mutum, Guarantã do Norte, Nova Monte Verde, Sinop, Alta Floresta e Lucas do Rio Verde.
O traçado da nova rede já foi realizado e os tratores estão trabalhando na abertura do canal para a colocação das fibras.
As interrupções principalmente do sinal de internet são constantes na região. Semana passada, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e demais cidades ficaram sem conexão por mais de duas horas. No mês passado, foram pelo menos três interrupções com aproximadamente 3 horas sem acesso. Sem contar os dias em que o sinal disponibilizado não tem qualidade, com a internet lenta ou oscilando a ponto de não carregar as páginas desejadas.
As falhas de conexões prejudicam empresas que precisam fazer vendas com cartões de crédito, outras operações financeiras, profissionais liberais e usuários residenciais, além de órgãos públicos.
(Atualizada às 10:56hs)