A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos deflagrou, hoje, a Operação Registro Fantasma para cumprimento de mandados de busca para desarticular um esquema sobre uso de senhas de policiais no registro de ocorrências. As ordens judiciais são cumpridas em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), com apoio da delegacia da Polícia Civil, e também na capital.
A investigação, coordenada pelo delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy Alevado, iniciou em março quando uma investigadora de Cuiabá relatou ter tomado conhecimento da confecção, usando seu login de acesso, de um boletim de ocorrência sobre o roubo de uma camionete no dia 7 de março, no Rodoanel de Cuiabá.
Investigações apontam que os suspeitos são pessoas externas à instituição. A forma de acesso ao login e senha está sob investigação. No decorrer das investigações, a DRCI identificou um endereço no bairro Santa Laura, na capital, de onde o registro do suposto roubo foi feito. O imóvel foi alvo de mandado de busca efetuado hoje.
Também foram cumpridos, em Chapada dos Guimarães, mandados de busca domiciliar nos endereços vinculados ao proprietário do veículo, supostamente roubado, que foi indenizado pela seguradora após apresentar os documentos necessários para receber o seguro. Entre os documentos estava o boletim de ocorrência registrado com o login e senha da investigadora.
Foram apreendidos telefones celulares, mídias digitais e documentos que serão analisados para corroborar com o material já apurado na investigação da DRCI, assim como identificar outros envolvidos nos fatos.
As investigações identificaram ainda o registro de outros boletins de ocorrência que não foram reconhecidos pela investigadora e confeccionados em ambiente externo à unidade policial onde ela era lotada. Esses novos registros estão em apuração.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.