Cerca de 10 toneladas de lixo foram retiradas do leito do Rio Cuiabá, em uma semana. O recolhimento dos materiais é resultado de uma grande ação de limpeza realizado em parceria entre a prefeitura de Cuiabá e a empresa Locar Gestão de Resíduos. Além da equipe que atua diariamente na Balsa Ecológica, mais 15 operadores de zeladoria pública estiveram envolvidos na ação.
O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, esteve no local e anunciou uma força-tarefa para eliminar todo lixo acumulado nas proximidades de uma estrutura de captação de água. Os resíduos eram frutos de descarte irregular e foram levados ao Rio pelas chuvas que caíram sob a Capital.
O trabalho também contou com o auxilio de caminhões da Secretaria, que transportaram todo material coletado para o aterro sanitário. “Diariamente, a balsa percorre o trecho da Ponte Nova até a comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Como poder público, estamos buscando fazer nossa parte. Mas, para que isso seja efetivo, precisamos da participação ativa do cidadão”, comenta o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.
O serviço de coleta fluvial foi uma das exigências feitas no edital de concorrência pública que estabeleceu a Locar como vencedora. O equipamento possui 7,20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores