A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso divulgou, o hoje, o “saldo” da jornada de fiscalização no Posto Fiscal Araguaia, em Alto Araguaia. Ao todo, encerrada na quarta-feira (31 de outubro). Foram vistoriados 71 veículos nos dez dias de operação, sendo que na carga de 42 foram encontradas irregularidades. Foram constituídos créditos tributários de R$ 1,2 milhão em Termos de Apreensão e Depósitos (TADs).
“Mantemos um controle intenso sobre os caminhões e operações comerciais na divisa de Mato Grosso. Esta é uma forma de garantir que o imposto pago pelo cidadão chegue aos cofres do Estado. Além do controle nos postos fiscais, temos uma ação nas rodovias e mesmo dentro do perímetro urbano por meio da fiscalização volante”, destacou o superintendente de Controle e Fiscalização de Trânsito da Sefaz, Jefferson Delgado.
Entre os flagrantes, a fiscalização impediu que um guindaste entrasse no Estado sem documentação fiscal. Somando o imposto a ser recolhido, e a multa devido à falta de nota fiscal, o contribuinte responsável pela operação deverá recolher ao Estado R$ 776,8 mil. A fiscalização física de mercadorias é uma constante nos postos fiscais localizados nas divisas de Mato Grosso.