A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) informou, esta tarde, que apreendeu nove tratores deflagrou uma operação contra crimes ambientais na região de Juara (300 km de Sinop), que durou 10 dias e terminou na última sexta-feira. A ação resultou em multa estimada em R$ 12 milhões. As equipes identificaram sete pontos de desmatamento, em uma área de 2,3 mil hectares.
Além dos tratores, sendo três esteiras e seus pás carregadeiras, foram apreendidos três motosserras, três sopradores, um grupo gerador, uma serraria móvel, uma carretinha com tanque de abastecimento e três armas de fogo com munições. Quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia.
A ação resultou em dois autos de inspeção, cinco autos de infração, dois termos de apreensão, três termos de depósito e cinco notificações. A equipe se baseou nos alertas emitidos pela Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite Planet, um sistema de alta resolução e precisão que monitora o Estado em tempo real.
Além dos fiscais da Sema, participaram policiais da Delegacia Especializada de meio Ambiente (Dema) e o Grupo de Operações Especiais (GOE),
A Operação Amazônia foi colocada em prática por órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Sema. O Governo do Estado irá destinar R$ 74,5 milhões para o combate de crimes ambientais em todo o território mato-grossense desde janeiro deste ano, informa a secretaria estadual de Comunicação.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.