Começou ontem à tarde, na praça da Bíblia, no centro da cidade, a exposição temática Vale dos Dinossauros, que vai até o próximo dia 5, das 17h às 22h. O público está conhecendo, gratuitamente, 11 réplicas animatrônicas e ambientes ornamentados, que mostram toda a história de animais que habitaram a Terra há 70 milhões de anos e traz um resgate histórico. As peças gigantes reproduzem sons e movimentos dos animais de diferentes espécies de dinossauros.
Um dos destaques da exposição é o Pycnoemesarus Nevesi. Este dinossauro viveu há 70 milhões de anos, em Chapada dos Guimarães, na região onde atualmente é a Jangada Roncador. Sua réplica tem 5 metros de altura e, 2 de altura. Outra grande atração, que é a maior réplica da exposição, é o Tiranossauro Rex, com 10 metros de comprimento e 4,5 m de atura. É um gênero de dinossauros que viveram há aproximadamente 66 milhões de anos em toda a região que hoje é a América do Norte. Ganhou o apelido de Rex, por ser o maior dinossauro carnívoro, quando foi descoberto. O segundo maior é o Mamenchissauro, que atinge 10 metros de comprimento por 4m de altura. Do gênero dos herbívoros e quadrúpedes que viveram durante a segunda metade do período jurássico. Fósseis do dinossauro foram encontrados na Argentina. Ele também é popularmente conhecido como “pescoçudo”.
A turismóloga Leidiane Viegas, disse ao Só Notícias, que “o dinossauro chapadense ou dinossauro de mata fechada, como é conhecido, é uma espécie mato-grossense. Estima-se que ele tinha aproximadamente 9 metros de comprimento, 4m de altura e pesava mais de 2 toneladas. Os fósseis dele foram encontrados no ano de 2002 pela universidade federal, e agora as pessoas vão poder conhecer ele aqui na praça”.
“O nosso objetivo principal com a exposição é trazer conhecimento, cultura, história para a população sinopense, e também temos como objetivo a movimentação econômica, porque vamos receber visitantes de outros municípios, então é a grande roda do turismo se movimentando e aquecendo a economia local”, acrescentou.
As réplicas do ‘Vale dos Dinossauros’ são transportadas em uma frota de quatro caminhões. Uma das organizadoras, Poliana Bittencour, explicou ao Só Notícias que, “o Rex, que é o nosso maior dinossauro, ele é transportado em um caminhão guincho, porque é muito pesado, então ele precisa de um veículo com uma potência maior para carregar ele. As outras réplicas têm tamanho padrão, 3m de comprimento por 1,5m de altura, para facilitar o transporte. O material específico que eles são feitos é espuma e emborrachado, para manter as réplicas, até porque eles ficam em exposição no sol e chuva, então é um material resistente e impermeável”.
A exposição, que já passou por Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães,Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Rondonópolis e Jaciara, já recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes, que conheceram um pouco mais da história de cada um dos dinossauros. “Nós já estamos na nossa terceira turnê, no estado de Mato Grosso. Depois de Sinop nós iremos para Sorriso, na sequência Nova Mutum e depois Rosário Oeste, Poconé e Várzea Grande”.
O Vale dos Dinossauros é uma criação do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano, que conta com o apoio do Governo do Estado, da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Assembleia Legislativa e apoio da prefeitura de Sinop.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.