Morreu, ontem, a onça-pintada Taigra, resgatada ainda filhote, no ano de 2004, em Marcelândia (165 quilômetros de Sinop). O animal faleceu de causas naturais, aos 19 anos, no zoológico de Piracicaba, em São Paulo (SP).
A diretora do zoológico, Mariana Curi, relatou que Taigra foi encontrada na área urbana de Marcelândia e a suspeita é que a mãe do animal tenha sido morta por caçadores. Sem condições de viver na natureza, a onça foi resgatada e encaminhada para uma unidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) em Sinop.
Ainda em 2004, a onça filhote foi levada para uma unidade conservacionista em Mogi Guaçu, em São Paulo. O local foi desativado em 2006 e, com isso, Taigra foi transferida para o zoológico de Piracicaba.
Desde 2019, o animal estava sendo acompanhado, após apresentar dificuldades para andar. A onça estava sendo submetida a uma dieta e a uma rotina de exercícios por estar acima do peso.
“A expectativa de vida de uma onça-pintada na natureza é de 12 a 15 anos, mas em cativeiro pode chegar a 20 anos”, afirmou Marianna, em entrevista ao portal G1 de Piracicaba.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.