domingo, 15/setembro/2024
PUBLICIDADE

Onça-parda é resgatada após ‘passear’ por cidade e assustar moradores em Mato Grosso; vídeo

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (fotos: reprodução)

Uma onça-parda foi resgatada por uma equipe do Corpo de Bombeiros, ontem à tarde, no bairro Jardim Cidade Nova, em Cáceres (a 218,4 km de Cuiabá). Segundo informações da equipe, os militares foram acionados por moradores informando que o animal estava no perímetro urbano da cidade.

A equipe recebeu o chamado por volta das 16h20 e devido à natureza da ocorrência, os militares solicitaram imediatamente o apoio da Polícia Ambiental e se dirigiram ao local. Ao chegar, os bombeiros identificaram que a onça-parda estava na rua, acuada por cachorros.

O felino acabou fugindo para o quintal de uma residência, onde subiu em uma árvore. Foi necessário que a Polícia Ambiental administrasse um tranquilizante no animal para que os bombeiros militares pudessem resgatá-lo da árvore.

O animal, que apresentava um ferimento na pata, foi encaminhado pela Polícia Ambiental a um veterinário local, para tratamento. O felino será entregue aos órgãos ambientais competentes, que se encarregarão de sua soltura em um habitat adequado.

Alguns moradores registraram vídeos do animal circulando pela cidade. Em um dos registros, um morador filmou o momento em que o felino ficou sob o portão de sua casa.

Conforme o instituto onçafari, a onça-parda (Puma concolor) pode medir até 150 cm (sem a cauda) e pesar entre 53 e 72 kg, apesar de haver registros de machos com mais de 110 kg. A espécie varia muito ao longo de sua distribuição em peso e tamanho. Populações dos extremos do continente (Chile e Canadá) são animais maiores e mais robustos, pesando em média 75 kg. Já populações de regiões tropicais tendem a ser menores, pesando por volta de 50 kg. A coloração da pelagem varia do cinzento-claro até o marrom-avermelhado. É o segundo maior felino das Américas, atrás apenas da onça-pintada.

Pumas, assim como a maioria dos felinos, são animais com hábitos crepusculares/ noturnos. São mais ativos no final de tarde e durante a noite. São animais solitários e oportunistas, aproveitando qualquer chance para se alimentarem.

A onça-parda é um predador estritamente carnívoro. Porém, a espécie é uma das mais generalistas entre os felinos. Na falta de presas grandes, os pumas podem comer uma variedade grande de presas, incluindo lagartos, aves e insetos. A tática de abate é um pouco diferente da tática da onça-pintada. Ela, geralmente, mata mordendo o pescoço das vítimas, asfixiando-as. No maior parte das vezes, elas começam a comer pela região das costelas e da barriga (vísceras) e, quando estão satisfeitas, escondem a carcaça com folhas, terra e galhos para voltarem a se alimentar no dia seguinte.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE