Uma onça de porte adulto foi flagrada matando um jacaré após ‘bote’ certeiro às margens do rio Cuiabá, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço (103 e 413 quilômetros de Cuiabá, respectivamente). O registro foi feito pelo guia de turismo e estudante de biologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Allan Franco, em outubro e divulgado recentemente, em uma rede social.
“Estava acompanhando uma equipe de televisão que estava fazendo o registro dos animais. Ela (onça) ficou cerca de 5 minutos para conseguir retirar o jacaré. É uma mordida muita forte e quase que morte instantânea. Ela quebra a nuca do jacaré que perde todo o movimento do corpo. Não morre no local, mas perde o sentido e fica fácil para carregar. Às vezes ela sobe com ele vivo e se debatendo”, explicou Franco.
O guia trabalha há mais de 10 anos na observação dos felinos. Ele explicou, ao Só Notícias, que essa captura era muito incomum. “Ficou menos perigoso para as onças com a redução da caça. A preservação tem contribuído para o conhecimento da espécie. Esse conflito amenizado com o homem fez com que o animal se mostrasse mais. Hoje, o turismo tem transformado e se tornou mais comum essas capturas de imagens”.