segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Oficina avaliará ações da atenção primária à saúde no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde, realiza no período de 09 a 11 de novembro de 2010, na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT), a Oficina de Avaliação das Ações de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária à Saúde.

O objetivo é apresentar os resultados e discutir o processo de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária à Saúde realizado pelos Escritórios Regionais de Saúde, apresentar o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária (SIMAP) e a proposta de Roteiro para o Monitoramento e Análise dos indicadores prioritários do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e do Pacto pela Vida.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária da SES/MT, Regina Paula de Oliveira Amorim Costa "o fortalecimento da Atenção Primária em Mato Grosso, expresso pela significativa expansão da estratégia Saúde da Família, cuja cobertura no Estado é de cerca de 67%, têm exigido constantes esforços no sentido de dirigir ações, iniciativas e projetos ao aperfeiçoamento de sua qualidade. Nesse sentido, os processos de Monitoramento e Avaliação tornam-se ferramentas indispensáveis na identificação de problemas e dos horizontes a serem conquistados".

O Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF) em sua primeira fase iniciada em 2005 teve como principal objetivo promover, junto aos Estados, a institucionalização do monitoramento e avaliação da atenção primária à saúde, em especial, da estratégia saúde da família.

Neste contexto, Mato Grosso, através do Núcleo Estadual de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária, elaborou o Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica (M&A da AB).

O plano estabelece diversos projetos estratégicos, dentre eles, a necessidade de adequação do instrumento e do processo de acompanhamento da atenção primária nas equipes de saúde da família.

"Para responder a essa necessidade, a Coordenadoria de Atenção Primária, contando com o apoio dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), instituiu o Instrumento de Monitoramento e Avaliação da Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária em Mato Grosso, que será avaliado nesta oficina, bem como os resultados obtidos no ano de 2009, a partir da análise das informações resultantes da sua aplicação.O instrumento está subdividido em Saúde da Família e Saúde Bucal e foi discutido em dois momentos distintos", lembrou Regina Paula .

A parte que se refere às equipes de Saúde da Família foi apresentada em uma oficina realizada em Cuiabá nos dias 5, 6 e 7 de maio/2009. A partir dessa discussão foi estabelecida a versão do instrumento que foi utilizada pelos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) no processo de monitoramento e avaliação da atenção primária dos municípios.

A parte da Saúde Bucal foi apresentada aos técnicos dos ERS em oficina realizada nos dias 21, 22 e 23 de julho/2009 em Cuiabá. Não houve alterações e a mesma versão está sendo utilizada desde então.

Esse novo arranjo metodológico visa transformar o processo de supervisão das equipes, num momento de construção de saberes e pactuação de ações necessárias para a melhoria da qualidade das ações ofertadas na atenção primária.

"É possível concluir que a partir dos resultados obtidos nos processos de Monitoração e Avaliação, identificam-se avanços, distorções e problemas na implementação dos princípios e diretrizes da estratégia, ao tempo que apóiam os processos de decisão nas esferas de gestão do SUS e permite o enfrentamento dos problemas, contribuin¬do para o crescimento e sustentabilidade da Estratégia Saúde da Família no Estado", finalizou a Coordenadora.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE