O Departamento de Trânsito, órgão ligado a Secretaria Municipal de Gestão Pública, inicia neste fim de semana (4 e 5) as obras de implantação do novo sistema de faixa de pedestres e acesso as rotatórias. O secretário de Gestão Pública, José Luiz Paetzold explica que o sistema compreende o recuo de 15 metros na faixa de pedestres, aumentando a área de segurança entre o veículo e a rotatória. A medida foi elaborada com base em estudos e visa melhorar o fluxo de veículos, garantindo mais segurança para os pedestres.
Nesta primeira etapa, o projeto será implantado no cruzamento da Avenida Mato Grosso com Paraná. Segundo o secretário, devido a realização das modificações, o trânsito poderá ficar mais lento e em alguns trechos e horários do dia, até mesmo impedido.
Paetzold ressalta que este é apenas o primeiro de uma série de cruzamentos onde serão implantados o sistema. O projeto contempla ainda os cruzamentos das avenidas Mato Grosso com Rio Grande do Sul, Goiás com Paraná e Rio Grande do Sul e num segundo momento, Mato Grosso com São Paulo e Brasil. A nova faixa de pedestre, recuada 15 metros, terá sinalização específica, identificada com as cores vermelho e branco.
Segundo o secretário, também esta em estudo o projeto que visa a implantação do estacionamento regulamentado na área central do município. O projeto de criação da faixa verde foi desenvolvido pelas secretarias de Gestão Pública e Desenvolvimento Econômico e deve ser encaminhado a Câmara Municipal para análise e posterior aprovação. A previsão é que o projeto seja implantado ainda este ano.
(Atualizado às 16:17h)