Após 60 dias do lançamento da obra do novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, o canteiro de obras, localizado na região do Ribeirão do Lipa, já ganha forma e passa para segunda fase dos trabalhos, cumprindo o cronograma de entrega estipulado pelo prefeito Mauro Mendes, de 20 meses. A expectativa é que até a próxima terça-feira (8), sejam iniciadas as análises e sondagem do terreno e até janeiro de 2016 a obra física já esteja em fase de estruturação.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Roberto Emilio Lopes, a primeira fase foi cumprida com sucesso e a tendência é que as próximas caminhem no mesmo ritmo. “Estamos muito felizes com o andamento das obras. Só nessa primeira fase, já conseguimos adequar o terreno para receber o processo de fundação”, relatou o engenheiro. Nesse período de dois meses, foram removidos um volume de 80 mil metros cúbicos de terra, equivalente a 6,7 mil caminhões carregados. “Isso representa ganho de tempo, que fará diferença na fase final da obra”, acrescenta Roberto Emílio.
Ainda segundo o engenheiro, foram feitas adaptações ao projeto inicial na linha de estruturação. “Algumas partes, como pilares, vigas, lajes pré-moldadas, serão inclusas na construção. Essas ferramentas dão agilidade à obra. Ganhamos em prazo, em tecnologia e em qualidade”, explicou Roberto Emílio Lopes.
A construção está sendo realizada pelo consórcio CL Cuiabá, formado pelas empresas Lotufo Engenharia e Construções e Grupo Concremax.
Do total orçado, R$ 50,7 milhões serão repassados pelo governo estadual e a prefeitura desembolsará R$ 29,9 milhões.