Reiniciada em maio, a obra do Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, conhecido como Memorial Rondon, conta com avanços significativos. Conforme levantamento realizado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), a parte inferior da obra segue em andamento e a cobertura aguardando os trabalhos de revestimento final.
Dentre os serviços executados estão a inserção do piso de madeira na parte térrea da obra, além de divisórias nos banheiros e laboratórios. Também está sendo executado o depósito de material de limpeza, que fica localizado no piso inferior do Memorial.
De acordo com o setor de Fiscalização, Controle e Qualidade de Obras da Secid, serão iniciadas agora as ações no piso superior do Memorial. No local estão previstas as instalações de novos laboratórios e salas. Orçado em R$ 2.979.377,18, o Memorial Rondon está localizado no Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger.
O espaço, além de preservar a cultura e história do Marechal Cândido Mariano Rondon, também tem objetivo de abrigar atividades educacionais, comunitárias, culturais e turísticas.
Idealizado pelo arquiteto José Afonso Botura Portocarrero e de coautoria de Paulo Molina, o projeto prevê a realização de exposições rotativas na parte superior do Memorial e atividades de convivência e lazer na inferior. Ao todo, o empreendimento soma mais de três mil metros quadrados de construção.
De acordo com o secretário Estadual das Cidades, Eduardo Chiletto, a finalização das obras do Memorial representam uma importante conquista para o Distrito de Mimoso e região. Isto porque desde o início de sua construção, em 2000, a obra passou somente por pequenas modificações. Além disso, a conclusão do espaço é um antigo desejo não só dos moradores locais, como também dos admiradores da cultura e história de Mato Grosso.
“As obras foram retomadas em homenagem aos 150 anos do Marechal Cândido Rondon e nossa intenção é entregá-la para que seja bem usufruída pela população. É um compromisso do governador Pedro Taques a conclusão dessa obra e estamos cobrando para que isso seja finalizado”, destacou.
Construído em meio à vegetação pantaneira, o Memorial Rondon chama atenção por seu formato de uma aldeia indígena. Responsável pelo projeto, José Afonso Portocarrero, buscou inspiração na força e história das tribos indígenas para idealizar o espaço. Localizado no distrito pantaneiro, o espaço presta uma importante homenagem ao "Patrono das Comunicações".