O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande será uma solução para desafogar o trânsito no perímetro urbano das duas maiores cidades de Mato Grosso. O objetivo da construção é tirar os veículos pesados de dentro das cidades, possibilitando que caminhões ou outros veículos possam contornar a região metropolitana e seguir viagem de maneira mais rápida. O primeiro lote da obra, que já está em execução, vai criar uma ligação entre a MT-251, a estrada de Chapada, até a BR-163/364, já em Várzea Grande.
No total, este trecho terá 21 quilômetros de extensão e será construído em pista dupla e com pavimento de concreto. A obra está orçada em R$ 204,9 milhões, sendo que 40% deste recurso é do Estado e o restante é do Governo Federal. A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística é a responsável pela licitação e execução das obras.
Os trabalhos já foram iniciados em duas chamadas obras de arte. A primeira são duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá. As estruturas estão localizadas próximas da continuidade do trecho já existente do Rodoanel, próximo à Avenida Antártica. A outra obra é um viaduto sobre a MT-010, a estrada da Guia. As duas obras estão em fase de fundação e concretagem de vigas de sustentação.
Também está sendo realizada a limpeza de um trecho da rodovia entre a avenida Antártica e a MT-010. O projeto ainda prevê a construção de uma trincheira no encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica e um viaduto no encontro com a BR-163, em Várzea Grande. Também serão construídas duas passagens de nível, que funcionam como retornos, em pontos de maior movimentação.
A obra do Rodoanel foi iniciada em 2006, mas ficou paralisada por alguns anos. Ainda há a previsão de construção de um segundo trecho, ligando a Estrada de Chapada até a BR-163/364 na altura do Distrito Industrial de Cuiabá.