Estão sendo retomadas as obras para fazer a coleta e tratamento do esgoto dos bairros novos, na região do residencial Cidade de Deus, iniciadas no ano passado. A diretoria técnica do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) concentra esforços na construção do coletor de esgoto, no trecho da rodovia MT-270, que liga a região central da cidade ao setor de residenciais novos, nas imediações do Cidade de Deus. A previsão do diretor-presidente Marcos Reis é concluir a obra em duas etapas, num prazo de 60 dias.
A obra teve início com a construção da elevatória na avenida Lions Internacional, esquina com a rua Fernando Corrêa da Costa, e vai atender a comunidade dos bairros Cidade de Deus, Parque das Rosas, Residencial Azaléia e Residencial Margarida. Essa elevatória liga o esgoto daquela região e do bairro Coopha Rondon ao coletor já existente na esquina da rua Fernando Corrêa da Costa com a avenida Dom Wunibaldo, na região central.
Neste mês, a equipe operacional do Sanear trabalha no primeiro trecho da rodovia. Depois a obra prossegue num segundo trecho, mais abaixo. A previsão é concluir cada etapa num prazo médio de um mês. Durante a obra, a MT-270 funciona apenas em uma pista.
Marcos Reis e a diretora técnica, Neyde Leão, alertam que neste período, os motoristas que se deslocam do centro da cidade para o setor dos bairros novos devem seguir pela rua Fernando Corrêa da Costa. No caminho de volta a alternativa é transitar pela rua Dom Pedro II que atravessa a região da vila Aurora e dá acesso ao centro e outras partes da cidade.
A diretoria do Sanear pede a compreensão da comunidade e avalia que a obra vai beneficiar uma parcela significativa da população com mais saúde e qualidade de vida. O projeto reúne a construção da elevatória de esgoto e da adutora para levar água tratada e rede de esgoto aos bairros novos, nas proximidades do residencial Cidade de Deus. O investimento da ordem de R$ 5,5 milhões soma recursos do Governo do Estado, da prefeitura e do Sanear.