A construção de uma ponte provisória sobre o rio Turvo, na MT-208, para garantir a trafegabilidade veículos entre Nova Bandeirantes e Alta Floresta (521 e 314 quilômetros de Sinop, respectivamente) deve começar na próxima segunda-feira. Serão investidos cerca de R$ 300 mil. A previsão foi confirmada pelo assistente técnico da Defesa Civil, Aldo Santos, ao Só Notícias. “Já estão sendo providenciados os materiais para iniciar. É bem provável que as obras comecem na segunda-feira. Ficará a cargo da prefeitura e o setor de engenharia. A nossa parte técnica finaliza com isso”.
No mesmo local, está sendo construída uma estrutura de concreto. Segundo a assessoria da secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a obra está em fase de instalação das vigas. A previsão de entrega, conforme o cronograma, é para o final de fevereiro do próximo ano.
Conforme Só Notícias já informou, a ponte de madeira que existia no local foi levada pela correnteza e os veículos estão passando há mais de 20 dias por um desvio que aumenta o trajeto em ao menos 16 quilômetros. A passagem pelo local foi necessária para garantir o acesso dos moradores de Nova Bandeirantes até Alta Floresta. A rodovia estadual é principal via de acesso.
As chuvas também já causaram prejuízos na região da comunidade Botina. Diversos rios transbordaram e a água passou por cima das pontes. Com isso, ocorrerem desmoronamento de aterros e os acessos dos moradores até a cidade estão parcialmente interditados.
A estimativa preliminar da Defesa Civil é que as chuvas dos últimos dias já causaram prejuízos de ao menos R$ 780 mil. Está sendo concluído um relatório de obras e das ações que serão realizadas. Os assistentes técnicos já analisam mais de nove pontos danificados e percorreram cerca de 350 quilômetros de estradas vicinais no setor rural do município.