O Governo do Estado lançou na manhã desta sexta-feira (13.10), em Cuiabá, um importante instrumento para nortear o planejamento e o desenvolvimento de Mato Grosso. Elaborada pela Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), por meio da Superintendência de Informações, a primeira edição da obra “Mato Grosso em Números – 2006” foi apresentada pelo secretário Yênes Magalhães no Centro de Eventos do Pantanal durante a realização do XII Encontro Internacional de Empreendedores.
“Este documento é importante para o serviço público e também para a iniciativa privada, para nortear seus investimentos”, disse Yênes, que apresentou o livro aos participantes do evento e à imprensa ao lado do secretário adjunto de planejamento, Arnaldo Alves de Souza Neto, e do técnico da Seplan Antônio Abutakka. Antônio, juntamente com a técnica Marilde Brito Lima, coordenaram uma equipe de 12 profissionais, que durante um ano trabalharam no levantamento dos dados. O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, também esteve presente ao lançamento.
Com uma tiragem inicial de dois mil exemplares, o livro será distribuído para prefeituras, órgãos do serviço público municipal, estadual e federal, bem como para federações, entidades de classe e secretarias de planejamento de todo o país. O livro reúne informações e análises sobre a realidade social, econômica e ambiental de Mato Grosso. Contém capítulos que tratam dos aspectos físicos de Mato Grosso, tais como localização, solos, clima, vegetação; aspectos sociais, com indicadores e dados sobre população, ranking dos maiores municípios em população, índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e ainda quadros sobre a situação no Estado nos setores de Saúde, Educação, Habitação e Trabalho e Renda.
“É uma fonte de informações tanto para o serviço público como para o setor privado. Pode ser utilizado tanto por estudantes, como por pesquisadores. A idéia é lançar uma edição a cada dois anos”, diz o técnico Antônio Abutakka. Diferentemente do anuário publicado há 25 anos pelo governo, que trata as informações econômicas e sociais dos últimos dez anos de maneira mais ampla e aprofundada, o livro, por ser mais resumido, facilita o acesso. “Trata de maneira mais direta a informação. Dizendo onde acontecem as coisas”, disse o secretário Yênes Magalhães.
Mapas
Como exemplo, o secretário mostrou que nos mapas contidos no livro podem ser observados onde se encontram os pólos produtores de algodão, soja, ou milho, bem como a relação dos 20 municípios maiores produtores. O empresário interessado em instalar um laticínio, poderá visualizar no mapa que as duas maiores bacias leiteiras estão nas regiões de Tangará da Serra e Araputanga e de Rondonópolis e Juscimeira, aparecendo, também, como pólo, o município de Colíder no Norte do Estado. A obra, disponível também num CD, pode ser acessada pelo site www.seplan.mt.gov.br
Nos aspectos econômicos, o livro “Mato Grosso em Números” trás um quadro completo dos setores da agricultura e pecuária, com a listagem das principais produções agrícolas e das regiões com os maiores rebanhos, bem como dos municípios que lideram estes setores. A obra inclui dados sobre a indústria, comércio, mercado externo, análise sobre as contas do Estado; infra-estrutura, com o setor de transportes, energia, finanças públicas e turismo.
Turismo
Segundo o secretário Yênes Magalhães, um dos pontos mais importantes da obra refere-se justamente às informações sobre o turismo. Na obra foram listados 55 municípios que possuem um grande potencial turístico. As informações contidas ali são importantes para ajudar os investidores. Para Yênes Magalhães, os problemas enfrentados pelo agronegócio mostraram claramente a necessidade de se buscar alternativas econômicas, e o turismo é um grande gerador de riquezas. “O turismo é hoje, no mundo, a maior fonte geradora de empregos e o governador Blairo Maggi tem se preocupado com a diversificação da matriz econômica e Mato Grosso, com os três biomas, possui um potencial rico a ser explorado”, afirmou.
Promovido pelo Sebrae, o XII Encontro Internacional de Empreendedores vai até este sábado e também inclui o XV Encontro Latino-americano do Programa Empretec. Estão participando representantes de 15 países, além de empresas e instituições do Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, São Paulo e Sergipe.
Autores da obra “Mato Grosso em Números”
Antonio Abutakka é economista, mestrando em Desenvolvimento e Regionalização na Universidade Federal de Mato Grosso e técnico da Área Instrumental do Governo, lotado na Superintendência de Informações (Sinf).
Marilde Brito Lima também é economista, especialista em Planejamento e Programação Econômica pela UFMT. Técnica da Área Instrumental do Governo, lotada na Sinf.