PUBLICIDADE

OAB-MT e subseção de Sorriso pedem melhorias no sistema carcerário do município

PUBLICIDADE

As diretorias da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) e da subseção de Sorriso se reuniram, esta manhã, com representantes do Judiciário, Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública e servidores do sistema carcerário daquele município, bem como com o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos para discutir melhorias no sistema carcerário de Sorriso.

O presidente da OAB Sorriso, Evandro Santos da Silva, informou que “é necessário adotar uma ação emergencial para amenizar a situação, pois o estabelecimento penal, que tem capacidade para 96 detentos, conta com 246. Penso que a utilização das tornozeleiras eletrônicas pode ajudar, levando em consideração que alguns empresários já se dispuseram a contribuir com a oferta de emprego aos reeducandos”. Ele frisou que o número de agentes é reduzido e que hoje existe apenas uma viatura para a realização dos serviços.

A juíza da Quinta Vara de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, acrescentou que “os números falam por si. Dos 246 detentos, temos 198 provisórios e 48 condenados. Nossa intenção é colocar esses 198 para cumprirem medidas cautelares diversas da prisão, mas não temos tornozeleira. Sem esse equipamento, não tem quem os fiscalize. Além disso, também nos foi retirado um enfermeiro e queremos que o Estado reponha esse profissional”.

A promotora de justiça Maisa Fidelis Gonçalves Pyrâmides alertou o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Fabrício Vieira Neto, da existência de uma ação civil pública instaurada em 2009. “Nela, há decisão liminar versando sobre todos esses problemas que estamos discutindo, mas o Estado não cumpriu. O que queremos é apenas unir forças para melhorar esse cenário, pois nossa sociedade é pacífica, mas está começando a ficar com receio em virtude dos constantes crimes que vêm sendo praticado. Nossos pedidos são urgentes para que possamos conseguir trabalhar”.

O conselheiro estadual pela OAB-MT, Silas do Nascimento Filho, enfatizou que a OABMT teve, “quase que imediatamente, todos os pedidos atendidos frente aos órgãos demandados. Nossa entidade sempre esteve à disposição e destaco que queremos contribuir para a resolução de mais esse problema, pois estamos no mesmo barco. O dever do advogado também é contribuir para a melhoria da vida em sociedade e estamos lutando para isso”.

Por sua vez, o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Neto, disse que os problemas relacionados à falta de viatura “ocorreram em virtude de o Estado ter perdido sete veículos por débitos anteriores. A Secretaria está trabalhando para repor esses veículos e estamos pensando num termo aditivo emergencial até conseguirmos assinar um novo contrato”.

Quanto às tornozeleiras eletrônicas, o secretário se comprometeu em enviar ao município de Sorriso 50 equipamentos até o final deste mês e mais 50 até outubro. “Sabemos que esse número não é o suficiente, mas é o início de um trabalho”. Sobre a ação civil pública, registrou que teve conhecimento dela durante a reunião e que a estudará para possível cumprimento de imediato. No que tange ao enfermeiro, informou que recomporá esse profissional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE